UM NOVO CONCEITO EM EVENTOS.

(19) 99823-8857

Nova York prepara reconstrução urbana sem precedentes, priorizando as bicicletas após o Covid-19

Já está ficando comum ouvirmos políticos de todo o mundo dizer que a bicicleta pode ser decisiva como meio de transporte durante a pandemia. Mas Nova York pode ser a primeira a realizar uma enorme reconstrução urbana com até 120 km de ruas para ciclistas e pedestres.

Sem vacina ou medicamentos comprovados para lidar com o coronavírus, a única medida verdadeiramente eficaz para prevenir a infecção é o distanciamento social popular. Mas o que acontecerá quando voltarmos às ruas?

A distância social entre pessoas de pelo menos 1,5 metro é uma boa medida para evitar um novo contágio maciço, mas é muito difícil manter essa distância em alguns espaços essenciais para que a atividade econômica volte ao normal. Por exemplo, em transportes públicos.

Muitos países já afirmaram que andar de bicicleta ou a pé são maneiras seguras de se locomover pela cidade enquanto durar a ameaça do vírus. Mas se o fluxo de ciclistas e pedestres crescer exponencialmente, eles ainda precisarão de mais espaço na cidade para que a distância de segurança possa ser mantida. Um espaço que precisará ser removido do tráfego motorizado.

Até agora, ouvimos apenas sugestões de países como França ou Espanha, mas em Nova York, a cidade com a maior densidade populacional do mundo, já existe um projeto de lei em cima da mesa que será aprovado nos próximos dias e que, de acordo com o StreetsBlog NYC , permitirá 120 km de ruas para uso exclusivo de pedestres e ciclistas.

O projeto teve alguns detratores, como o prefeito da cidade, Bill de Blasio, que agora parece ter que cumprir a nova reorganização da lei.

“Os nova-iorquinos não têm espaço nas ruas para manter distância social adequada, o que sabemos ser essencial nesta crise de saúde pública…Embora desejemos trabalhar em colaboração com o governo para abrir as ruas, esta questão é tão importante e tão urgente que estamos tomando medidas legislativas para que isso aconteça”, disse Corey Johnson, presidente do conselho da cidade.

Por sua parte, o prefeito está participando para que a medida seja acompanhada por uma grande presença policial que garanta o cumprimento dos novos regulamentos.

Depois de muitos anos em que a bicicleta recuperou seu espaço nas cidades, esse pode finalmente ser o impulso definitivo. Mas, como tudo o que temos visto nas últimas semanas, parece ser algo tão surpreendente que precisaremos ver para crer. Mas é um começo, e já é um começo excelente!

Fonte da matéria

Share this...
Share on Facebook
Facebook